Olá,
Espero que te encontres bem!
Hoje escrevo para partilhar contigo sobre a importância de termos tempo para nós…. Pois muitas vezes, na azáfama do dia a dia, é fácil esquecermo-nos disso….
Colocamos o “fazer” à frente de tudo, o acudir a tudo e a todos, as necessidades dos outros, o trabalho, as tarefas, as “supostas obrigações”… tudo à nossa frente! Colocamos demasiadas coisas à frente das nossas reais necessidades, do espaço que precisamos para nos nutrirmos e regenerarmos, do espaço que precisamos para “curtirmos” o momento, para relaxar, para brincar, para fazer algo que nos dê prazer ou algo que nos dê a nutrição que precisamos num dado momento.
É fundamental resgatarmos mais desse tempo e dessa escolha para nós. É essencial darmo-nos conta onde estamos a transpor limites e onde não nos estamos a honrar e a respeitar.
É fácil “não perceber” (ou fingir que não estamos a ver) que isto está a acontecer, a nossa mente é muito boa a “enganar-nos” e a desviar-nos destas tomadas de consciência.
Os dias “passam rápido”, a vida acontece, episódio atrás de episódio, e nós vamos adiando para “amanhã” aquilo que tanto precisamos ser e fazer Hoje! Isto é uma constante nas nossas vidas, para uma grande parte de nós, pelo menos.
Mais tarde percebemos, se assim for, que não valeu a pena, e que se calhar “devíamos”, ou “podíamos”, ter cuidado melhor de nós. Percebemos pela crise, pela dor, pelo vazio, pelo desnorte, pela ansiedade, pela doença, que adiámos por demasiado tempo o autocuidado, a preservação e manutenção da nossa energia, do nosso prazer, harmonia e bem estar.
Não precisamos chegar a estas situações limite para tomarmos consciência disto. Que não seja preciso chegar aí. Podemos despertar Hoje, despertar todos os dias das nossas vidas.
A cada novo amanhecer, coloca os pés no chão e pergunta-te “o que preciso hoje?”, “o que adorava fazer e sentir hoje, se me dedicasse apenas 15 minutos a isso?”….
Escuta o teu coração e depois não o ignores, escuta-o e proporciona-lhe a sua necessidade.

Tenho parado o suficiente?
Tenho descansado bem?
Tenho-me nutrido?
Tenho cuidado de mim?
Tenho atendido às minhas reais necessidades?
Procuro fazer escolhas que me elevam e que me fazem bem?
Tenho dedicado algum do meu tempo a coisas que me inspiram e me dão prazer?
Escolho estar com as pessoas que amo, e que me aceitam tal como sou?
Quando escolho, escolho em consciência e a pensar no meu superior bem?
Se algo não está bem, então onde posso melhorar?
Como posso ganhar mais tempo para mim?
Como posso mimar-me e nutrir-me mais?
Consigo 30 minutos por dia para me dedicar a algo que goste?
Consigo 15 minutos por dia para respirar fundo e silenciar-me?
Se precisas parar, não adies.
Se precisas abrandar o ritmo, não adies.
Se precisar mudar, não adies.
Se precisas conversar, não adies.
Se precisas escutar-te, não adies.
Se precisas curar-te, não adies.
Não adies para amanhã o essencial… o “amanhã” nunca chega. Faz Hoje, Por Ti!
Sei o que surge a seguir…. Um sem fim de desculpas que a nossa mente cria, bastante válidas por sinal, para nos desmotivar e afastar de querer fazer diferente. Uma mente que nos diz “não tens mesmo tempo”, “há outras prioridades”, “isso é lá importante agora”, “fazes amanhã está bem?”… E a lista não acabaria aqui….
A questão é que por mais justificações que arranjemos, a verdadeira prioridade deveríamos ser nós e aquilo que contribui para o nosso bem estar, equilíbrio, saúde, verdade e paz interior..
Ter a coragem para dizer “NÃO” é tão importante porque muitas vezes isso é dizer um “SIM” a Nós!
Não digo para mudarmos radicalmente a nossa vida, mas podemos começar por algum lado.
Se pudesses mudar algo hoje o que seria?
Que decisão podes tomar hoje e que sabes que irá impactar positivamente a tua vida ou dia a dia?
E, porque não o fazes? Porque não experimentar?
Comprometes-te com isso?
Mas……
Vai custar muito? Talvez.
Vais querer desistir? É provável.
Amanhã já não vais ter vontade de continuar? É comum.
É nessa altura que tens de ter uma estratégia, ter uma resposta pronta. Negociares com a tua mente, ofereceres uma resposta válida e lúcida à parte de ti que quer continuar a repetir padrões e a “jogar pelo seguro”, essa parte de ti também é válida e importante, e precisa de sentir-se um pouco mais segura para avançar numa direção diferente. Prepara-lhe essa resposta.
Por exemplo:
Nesses momentos de dúvida, de receio e de querer desistir, visualiza a tua vida daqui a 1 ano, visualiza como vai ser essa vida se todos os dias continuares com esta mudança… mostra essa imagem à tua mente, e depois mostra-lhe a imagem se continuares no caminho antigo, se nada fizeres para mudar algo que te está já a prejudicar.
Qual dessas visões te fará sentir melhor? Talvez possas ter assim uma motivação extra para não desistires do essencial, para não desistires de TI.
Há muitas técnicas que te podem ajudar a manter o foco e o compromisso, o importante é fazer, e pesar sempre o que é mais importante, o que é mais essencial!
Nos dias de hoje, cada vez mais, me cruzo com pessoas exaustas, doridas pela vida, cansadas do que fazem, esgotas das inúmeras responsabilidades que têm em cima dos ombros, etc… Escuto-as e reconheço como há circunstâncias de vida tão difíceis de mudar… Eu própria me vejo envolvida nessas teias inúmeras vezes…
E nessas alturas convido-me a refletir, e convido também aqueles escuto a fazerem o mesmo…. nem sempre é fácil, mas a pergunta sai:
“Se nada agora mudasse na tua vida e circunstâncias, e apenas dependendo de ti, das tuas escolhas e ações, o que podes TU fazer para viver de forma diferente essa situação?”
Porque se não posso mudar as circunstâncias da minha vida, posso pelo menos escolher como as viver.
- Preciso de exercício físico, mas ainda não tenho dinheiro para ir para o ginásio e/ou ter acompanhamento privado. Então posso fazer exercício ao ar livre, posso seguir um dos milhares de programas online gratuitos para o efeito, etc.
- Não tenho dinheiro para ir de férias. Mas então como posso passar as próximas férias? Posso levantar-me cedo todos os dias e fazer algo diferente no lugar onde moro, pegar num transporte público e ir a algum lugar na natureza, posso ir à praia e ao campo… Há tantas opções.
- Tenho um problema de saúde que não me permite trabalhar e gostava tanto – Então recria sobre esse desafio. O que podes fazer a partir da tua condição de saúde? Podes ter um blogue e escrever para pessoas que têm o mesmo “problema”? Podes fazer voluntariado nessa área? Podes montar algo que te apaixona e fazê-lo a partir de casa?
Escrever este artigo hoje recordou-me para um outro artigo que escrevi há uns tempos – Quando sacrificamos quem somos
Foca-te sempre nas SOLUÇÕES, principalmente quando estamos a falar de CUIDAR DE NÓS.
Estamos no Outono, e esta é uma excelente altura para nos acolhermos e nos respeitarmos mais, é tempo de reflexão e de cuidado, é tempo de nos prepararmos para o Inverno. Aproveita este tempo para perceber onde estás a falhar contigo e onde te podes dar mais, amar mais, cuidar mais, ser mais…
Podes ler mais sobre esta energia de Outono no meu último artigo.
E na sequência da Lua Nova em Balança, tenho ainda disponível para venda a partilha online que fiz sobre o tema. Caso querias ter o acesso à gravação, envia-me email com esse pedido.
Com base em toda esta partilha quero agora aproveitar para partilhar 3 eventos meus, que estão para breve e que são também uma excelente forma de ofereceres a TI algo sagrado e que vai de encontro às tuas necessidades: tempo, espaço e dedicação, a ti, às tuas necessidades, aos teus processos e aos teus Sonhos.
Vou facilitar 2 retiros, entre outubro e novembro, e vou iniciar uma formação em outubro, em Lisboa. Uma oportunidade para te ofereceres tempo de paragem e reflexão, espaço para sentir e vivenciar novas experiências, um momento dedicado a ti, um espaço sagrado onde podes relaxar e permitir-te acolher em todas as tuas dimensões.
Se quiseres saber mais sobre os retiros encontras toda a informação nos links abaixo: conteúdos, temáticas, valores, horários e localização, condições de inscrição, etc…
Os retiros são momentos únicos e muito especiais, onde todas as vivências ganham contornos mais profundos e intensos, uma vez que estamos durante 3 dias seguidos em grupo, a vivenciar questões em comum, fora da nossa zona de conforto, num lugar não habitual às nossas rotinas, mas de forma perfeitamente segura, nutridora e acolhedora.
Os retiros oferecem-nos uma experiência muito profunda e por vezes inesperadas, dada a intensidade do momento, dos grupos e do espírito coletivo que neles se vive.
Eu estou mesmo muito entusiasmada por ir facilitar estes dois Caminhos com amigos do coração, a Carolina e o Marcus. Vê em baixo:

O Caminho da Transformação é para agitar as águas internas, mergulhar na sombra, resgatar a Luz e ganhar ferramentas de cura, de superação, de transformação. Onde também vamos ter um espaço de impulso para os nossos sonhos e projetos.
https://claudiamachado.com/o-caminho-da-transformacao/

O Caminho da Integração vem ajudar-nos a trabalhar a nossa saúde e bem estar. Um retiro mais zen e regenerador, para cuidarmos de nós e alinharmo-nos com os nossos ciclos internos e com os ciclos da natureza. Vamos cultivar tempo para a prática do silêncio, para a escuta do corpo, e para atender às nossas necessidades atuais.
https://claudiamachado.com/o-caminho-da-integracao-retiro/

Desperta Para O Teu Coração é um caminho de 9 meses. Uma proposta terapêutica em grupo, que nos vai acompanhar ao longo de 9 meses, com periodicidade quinzenal.
Círculo, partilhas, vivências, histórias, encontros, cura… a ideia é darmos tempo a nós, termos um momento especial para integrar os nossos processos, um espaço seguro onde podemos abrir o coração e deixar que essa energia do grupo nos acompanhe na jornada de regresso a nós mesmos.
https://claudiamachado.com/desperta-para-o-teu-coracao/
As inscrições ainda estão a decorrer para qualquer um dos eventos. Deixo as propostas e o convite a que possas ler e sentir. E se algum te entusiasmar arrisca e permite-te, junta-te a nós.
Estarei cá de braços abertos para te receber,
Em Amor,
Cláudia