Projeto – Desperta O Teu Yogui

Desperta O Teu Yogui é um projeto desenvolvido com o coração. Um projeto ainda muito jovem, com muitas sementes a germinar, que nasceu de um forte impulso para trabalhar mais ativamente com crianças e com as suas famílias, inspirando-nos a todos a criar e a experienciar uma vida envolta em magia, amor e imensa alegria.

A trabalhar como terapeuta nas áreas alternativas desde 2013, onde o foco principal foi sempre o acompanhamento a adultos, naturalmente a vida me foi trazendo um novo fluxo para as sessões terapêuticas, e sem dar conta de como, comecei a ter cada vez mais pais e filhos em consultório. Famílias a pedir ajuda, crianças com necessidade de expressarem a sua voz, pais cansados a procurar todo o tipo de ajuda e de orientação, grávidas a procurar acompanhamento para atravessarem uma gravidez mais serena e conectada ao seu bebé…

E eu própria, separada e mãe de dois filhos (de 8 e 3 anos), a viver confrontada com uma rotina altamente desafiante e muitas vezes pouco saudável ao crescimento dos meus filhos. Já facilitadora de meditação para adultos e habituada a chegar a eles, senti vontade de aprender e de compreender como chegar melhor aos meus filhos através destas práticas. Percebi que a complexidade de um adulto não reside nas crianças, e todas as ferramentas que eu “aplicava” nos adultos não serviam os meus filhos, dada a sua linguagem e perceção serem bem mais simples. 

Num empurrão da vida, numa vontade de ajudar do meus filhos, e num impulso de sentir que (afinal) eu tinha jeito e aptidão para lidar com crianças, pois elas naturalmente vêm ter comigo e a magia acontece… lá fui eu mergulhar em livros e aprendizagens, e aventurar-me por mais algumas formações, desta vez destinadas às crianças, à educação consciente, aos pais…

Na formação de Yoga para Bebés e Crianças, na Escola Sunshine Yoga, descobri um novo caminho e uma nova vocação. No segundo dia de aulas lembro-me de chegar a casa cheia de alegria a transbordar no coração e a imaginar-me completamente a dar aulas a crianças, algo que inicialmente tinha negado à partida. Ativei fortemente a criança interior em mim, que dançou de pura alegria ao (re)descobrir um novo talento que me devolvia tanta felicidade e plenitude.

A minha experiência com crianças

Mãe desde 2009, atualmente com dois filhos, tenho também sobrinhos e sempre contactei com imensas crianças ao longo da minha vida. Há uns anos atrás tive um projeto de animação infantil, onde trabalhava com uma amiga em animação de festas infantis. Depois naturalmente acompanhei grávidas, bebés e crianças em processos terapêuticos. Mais recentemente nasceu o Yoga e a Meditação.

Sou professora certificada pela Escola Sunshine Yoga em Yoga Baby e Kids.

Inspirando e Expirando….
(Fotografia tirada por Patrícia Ferreira )

A minha experiência com Yoga e Meditação

Experimentei a primeira vez meditação tinha 17 anos, e naquele dia sei que tinha encontrado umas das práticas mais importantes da minha vida. Nessa altura comecei a praticar meditação regularmente e tem sido uma jornada cheia de aprendizagens na minha vida. A prática diária de meditação tornou-se um dos melhores hábitos que já adquiri na minha vida.

Com o Yoga tive mais resistência, experimentei Yoga pela primeira vez com cerca de 22 anos, não sei bem precisar. Gostei imenso, mas não me senti à vontade, pois desde cedo que tenho algumas limitações físicas e alguns desafios ao lidar com o meu corpo neste tipo de práticas.

Portanto, sempre fugi do Yoga, ao longo dos anos fui experimentando várias vezes, mas nunca foi uma prática muito regular. Após o nascimento do meu segundo filho, em 2015, senti que o Yoga era fundamental e que me podia ajudar a superar as minhas limitações. Regressei às aulas de Yoga e percebi que o Yoga era muito mais do que posturas, afinal o Yoga era mesmo uma filosofia de vida e as aulas são muito mais que exercício físico… Com uma boa prática de Yoga podemos trabalhar todos os campos das nossas vidas. E pronto a paixão pelo Yoga nasceu definitivamente. Existem muitas linhas de Yoga, eu sigo aquilo em que acredito e aquilo que me faz sentido. É importante que haja consistência  na prática e dou muita importância aos valores que nos são passados através do Yoga.

O Yoga nas Crianças

O método das minhas aulas é o método da Escola Sunshine Yoga, que desenhou aulas especialmente adaptadas às diferentes fases de desenvolvimento dos bebés e das crianças.

O Método Sunshine Yoga Baby é uma adaptação das posturas do Hatha Yoga às etapas do desenvolvimento do bebé e da criança, através da exploração dos seus sentidos de uma forma livre e integral, promovendo um ambiente protegido e acolhedor ao longo de toda a aula.

Estas aulas proporcionam momentos aos pais de exclusiva dedicação ao bebé e à criança, contribuindo assim para o desenvolvimento saudável do vínculo entre pais e filhos.

O Yoga desde uma idade tão precoce está sempre adaptado às fases de crescimento do bebé, contribuindo dessa forma para que o seu desenvolvimento aconteça de forma harmoniosa e equilibrada.

Método Sunshine Yoga Kids é uma metodologia específica de Yoga para crianças nas fases escolar e pré-escolar. Aulas de cariz lúdico, divertido e cooperativo, com o objetivo de ajudar a desenvolver todo o potencial da criança.

Através de histórias, músicas, jogos, relaxamentos e visualizações, cultivamos os princípios da não-violência, da verdade e da alegria. As posturas e exercícios ao longo das aulas, preparam o corpo para o seu desenvolvimento físico, mental e emocional.

O Yoga nas Escolas

A implementação de Yoga nas escolas tem demonstrado resultados muito positivos, tem ajudado as crianças a melhorar o seu comportamento, a aumentar o foco da sua atenção, tem-nas ajudado no desenvolvimento da sua autoestima e também a estabelecerem melhores relações interpessoais com os seus semelhantes.

A prática regular de Yoga pode ajudar a criança a libertar e a expressar a sua criatividade, conduzindo-a de novo à sua simplicidade, flexibilidade e disposição para a alegria e diversão, que são tão importantes nos dias de hoje.

Ofertas

Atualmente dou aulas regulares em escolas e creches em Lisboa, e no centro de Lisboa, na Academia Yoga Be One, dou aulas regulares de Yoga Baby e Kids e workshops temáticos para pais e filhos.

Aulas regulares de Yoga Baby

Aulas regulares de Yoga Kids

Workshops: Desperta Com…

Vejo as crianças como puras sementes que foram deixadas ao nosso cuidado. Cabe-nos a nós cuidar dessas sementes o melhor possível, promovendo o melhor ambiente para o seu florescimento e dando-lhes a liberdade para se descobrirem e para desenvolverem todo o seu potencial. Através do Yoga podemos promover esse cuidado, essa atenção, visão e caminho.

De mim podem esperar amor, doçura, gentileza, entrega e muita dedicação.

Qualquer questão podem contactar-me para: claudiamachado@claudiamachado.com