Mercúrio Retrógrado: Um Convite Para Abrandar

Olá,

Hoje estou aqui para te falar um pouco do “mercúrio retrógrado”… É algo que se fala muito por estes, e provavelmente, já deves ter visto umas quantas publicações a falar sobre o assunto… Talvez eu não venha acrescentar grande informação ao que por aí circula, mas ainda assim quis dar o meu contributo.

Primeiro que tudo – O que é um planeta em movimento retrógrado?

Um planeta em movimento retrogrado, é um planeta que, tal como diz o nome, está a andar para trás…. 

Mas é ilusão de ótica!!!! 

Ele não está na realidade a andar para trás, mas do ponto de vista da Terra, imaginando que poderíamos ver todos os dias o planeta em questão, íamos começar a ver que a uma dada altura ele ficaria uns dias no mesmo sitio, e depois iria começar a andar para trás, aparentemente a andar na direção do sítio de onde estava a vir nas semanas anteriores….

Imagina isto, é como seres ultrapassado por um comboio… tu manténs a velocidade, mas o comboio está a uma velocidade maior e passa-te à frente, se olhares para ele vais ter a sensação que abrandaste, que paraste ou até que estás a andar para trás. Mas isso não é real tu continuas andar para a frente mas como és ultrapassado a sensação de estares a andar para trás é de certa forma “real”.

O planeta não anda para trás, mas devido à sua orbita em redor do Sol, e devido também à nossa orbita em relação ao Sol, há momentos em que a partir da Terra parece que os planetas abrandam e recuam… 

Porque falam tanto os astrólogos dos ditos “planetas retrógrados”?

Bom, porque na linguagem astrológica, esta observação, ainda que “ilusória”, tem significados bastante simbólicos nas nossas vidas. 

Se vivemos na Terra e se percecionamos estes eventos celestes a partir da Terra, e se a dança dos céus nos conta a nossa história e nos guia no nosso caminho… Então, também este movimento de retrogradação possui a sua simbologia e é digno de várias interpretações.

E porque, ouço sempre falar mais do “Mercúrio Retrógrado”?

Mercúrio é o planeta mais perto do Sol, e é o planeta que fica mais vezes retrógrado num ano, não mais tempo que os outros, mas sim mais vezes. Ele fica retrógrado cerca de 3 vezes por ano, e por períodos de 3 semanas. Portanto, 3 vezes num ano, todos os aos, durante 9 semanas (3 de cada vez) lá fica ele em movimento retrógrado nos céus.

O planeta da comunicação, que é rápido e leve… fica desta forma mais lento e pesado….

Por acontecer com esta frequência, por reger a nossa comunicação e interação com os outros e com o mundo, e por estar tão presente no nosso dia a dia, ele é tão referido. E porque na verdade, muitos de nós sentem fortemente o seu efeito.

Todos os outros planetas ficam retrógrados em períodos e com periodicidades diferentes, e a todos é atribuída uma simbologia. No ano passado, por exemplo, tivemos uma época com 7 planetas retrógrados em simultâneo e falei disso neste meu vídeo AQUI, caso depois queiras espreitar.

Como nos influencia então o Mercúrio Retrógrado?

Bom, vamos partir do principio que ele anda mesmo para trás e que o que passa nos céus é uma representação do que se passa no nosso interior… Então, imagina o ágil e rápido Mercúrio a ser puxado para trás, a ser obrigado a abrandar o ritmo. As ligações ficam mais lentas, a comunicação fica mais desafiante, a compreensão mais racional e intelectual das “coisas” fica mais turbulenta e enevoada…

Tudo o que envolva comunicação e interação entre pessoas e sistemas é afetado por este movimento. Por isso, frequentemente ouvimos histórias de que em Mercúrio retrógrado as coisas avariam com mais facilidade, os aparelhos bloqueiam ou não funcionam, são feitas erradas interpretações de diálogos e de circunstâncias, as pessoas ficam com maior dificuldade em se perceberem umas às outras, há maiores desentendimentos e falhas de comunicação, coisas que são adiadas ou que se atrasam,  coisas que se perdem, bloqueios, entraves, etc etc…. uma lista sem fim…

A ideia é esta: podemos sentir dificuldade na comunicação e na compreensão, e podemos sentir que à nossa volta nada parece ajudar porque as coisas podem avariar, quebrar, bloquear, ficar mais lentas….

Seja o que for, isto não tem de ser visto como “mau” ou negativo. A verdade é que precisamos de tudo na vida, e como nada é deixado ao acaso pelo universo, os planetas retrógrados ajudam-nos a cumprir uma missão muito importante.

Porque nós andamos na agitação do dia a dia, fazemos muita coisa, comunicamos a toda a hora, acumulamos coisas e deixamos assuntos por resolver, e com tanta agitação também é essencial parar e abrandar o ritmo. 

Quantas vezes não precisamos parar tudo o que estamos a fazer para colocar ordem nas coisas?

Os planetas retrógrados ajudam-nos com isso!

Eles lembram-nos o que precisamos rever, o que andamos a fazer e abrem-nos a porta para que possamos colocar ordem no caos, para reorganizar e rever determinadas áreas e questões das nossas vidas.

E cada planeta em movimento retrógrado ativa determinados temas nas nossas vidas.

Mas vamos ver o que Mercúrio retrógrado nos convida a fazer…

Mercúrio fala-nos de comunicação, de intelecto, de mente, de formas de pensamento, de sistemas, de eletrónica, de agilidade, de conexão rápida e eficaz…

Então esta é uma excelente altura para REVER tudo o que tenha a ver com esses temas. 

Rever
Reorganizar
Refazer
Reestruturar
Relembrar algo importante
Repor
Refletir
Recolher
Remexer 
Renovar
Reciclar
Repensar
Reinventar 



Tudo o que comece com “RE” é palavra-chave desta temporada!

Rever a forma como comunicamos e como nos expressamos.

Rever projetos, propostas, contratos… ou tudo aquilo que na nossa vida esteja a precisar de revisão…. a nossa saúde, os nossos pensamentos, as nossas emoções e sentimentos, os nossos desafios e “problemas atuais”.

Refletir sobre questões pertinentes na nossa vida.

Reestruturar aquilo que precisamos renovar ou transformar.

Recordar questões antigas que nos possam ajudar a compreender algo ou a resolver uma situação.

E isto é tão importante no nosso caminho, em vários momentos da vida parar é essencial para fazermos um ponto de situação, para olharmos e refletirmos sobre as coisas e tomarmos consciência do que precisamos limpar, reestruturar, reorganizar, resolver, para que possamos seguir caminho com uma visão renovada e, se possível, mais leves e despertos.

Por vezes, precisamos mudar de direção, mas não abrandamos o suficiente para ver isso.

Então, nestas alturas a vida desafia-nos…. As coisas atrasam, parecem correr mal, bloqueiam, sentimo-nos perdidos e/ou incompreendidos, parece que nada nos “ajuda”, os nossos electrodomésticos e tecnologias avariam….

Mas é precisamente essa a “ajuda” que estávamos a precisar, se algo não está a correr bem, se nos está a consumir, se está a ser difícil comunicar, então PÁRA! abranda o ritmo e permite-te ter um tempo de reflexão para uma conversa honesta contigo para contigo. Conversa com a tua Alma e dá-te conta do que estás a ser chamad@ à atenção pela Vida.

Tudo o que nos acontece é uma extensão e um reflexo do que se está a passar no nosso mundo interior. Se o telemóvel avaria, então como está a tua comunicação, o que não estás a comunicar? Se tens um curto-circuito, o que está em curto-circuito na tua vida? Se falas e ninguém te entende, onde estás a ter dificuldade em escutar ou em ser verdadeir@? Etc, etc…

O que este agora nos pede é ABRANDA! Abranda o passo e o ritmo, presta atenção ao que está a acontecer, olha e reconhece, percebe o que precisamos reorganizar e arrumar na tua vida, reflete sobre decisões importantes, para mais à frente tomares essas decisões e agires em maior consciência e clareza.

O ideal é agirmos com base no que tenhamos andado a refletir a partir do momento em que Mercúrio iniciar o seu movimento direto, que será a 20 de novembro. Não temos de congelar até lá, mas são 3 semanas para estarmos mais atentos, cultivarmos mais o silêncio e darmos atenção ao que precisa de atenção.

Forçar as coisas não vai ajudar.

Zangarmo-nos com esta energia também não vai resolver.

O melhor mesmo é aceitar e fluir com a vida, abrindo a mente e o coração às reflexões que ela nos está a convidar a fazer.

Mercúrio em Escorpião

Esta retrogradação acontece em Escorpião. Escorpião fala-nos de morte e de renascimento, de alquimia e de transformação, ele representa também as nossas memórias mais antigas e profundas, as nossas águas internas, o enorme poder que reside no nosso interior… um poder que tem tanto de destrutivo como de construtivo.

Este Mercúrio retrógrado em Escorpião pode ajudar-nos a mergulhar nestas águas, e irmos resgatar velhas memórias, traumas, compulsões e obsessões para que as possamos reconhecer e curar…

Pode ajudar-nos a ir a lugares habitualmente fechados em nós, e dessa forma aprendermos algo novo acerca da vida e de nós próprios…

Pode ajudar-nos a ganhar consciência do que temos mesmo de deixar ir nas nossas vidas para nos alinharmos mais com o nosso caminho…

Pode ajudar-nos a aceder em nós a uma comunicação mais honesta e verdadeira…

Pode ajudar-nos a reconhecer o nosso verdadeiro poder, o poder da criação, o poder da transformação e da força renovadora da vida….

Pode ajudar a nossa mente a aceitar mais a subtileza e a intuição que surge dos lugares sábios em nós….

Pode ajudar-nos a libertar de padrões tóxicos, de formas de pensamento destrutivas e limitativas, que nos impedem de ver com maior clareza e verdade…

Estes tempos…..

Estamos em tempos de escorpião, falei disto num artigo anterior… Esta fase onde vamos aos lugares mais escuros, onde podemos encontrar os nossos demónios internos, onde a vida nos “obriga” a lidar com a perda e com a morte das mais variadas maneiras, para que possamos largar o velho e despertar para esta sabedoria da vida, que ciclicamente se renova sem esforço, mostrando-nos que na verdade não controlamos nada e apenas estamos aqui ao serviço de algo maior… E que os nossos destinos e propósitos individuais fazem parte de um Todo que reclama cada vez mais de uma mudança que já está a acontecer.

Possamos nós aceitar isso ou não, eu acredito que a Vida/ o Universo, vai fazer a sua parte e conduzir-nos onde temos de estar… Com maior ou menor resistência todos nós vamos assistindo a estas mudanças.

Sinto que o nosso papel é cada vez mais abrir os braços e rendermo-nos, continuando o despertar da nossa consciência com muita fé, com coragem, com verdade, com gentileza e bondade, e acima de tudo com muito Amor no Coração, nas nossas ações, nas nossas escolhas, na forma como comunicamos… 

Por mais difícil que esteja a ser o teu momento presente, confia e mantém a chama da Fé acesa, abre o teu coração ao milagre e permite-te sentir merecedor@ da Vida. Procura ir onde sentes que a Vida quer que vás, mesmo que tudo pareça tão surreal, tão estranho, tão inconveniente…
Ninguém nos disse que as mudanças seriam fáceis e de caminhos a direito… Esta continua evolução no momento presente pede-nos essa ousadia e coragem, de sermos cada vez mais autênticos e verdadeiros com a nossa essência.
O contrato de Alma que assinámos antes de aqui encarnar quer-se cumprir, e eu acredito que os tamanhos desafios que cada um de nós possa estar a enfrentar, é apenas o caminho necessário a relembrarmos esse “contrato sagrado” e que essa é a forma que a vida encontra de nos ajudar a DESPERTAR.

Uma partilha mais pessoal….

Também eu me tenho sentido, nas últimas semanas, mergulhada numa crise… Também estou com as minhas “mortes” e questões de vida. Sinto-me na urgência de largar coisas e algumas estão a ser tremendamente difíceis.
Por outro lado, tenho aprendido imenso nas ultimas semanas, descobri em mim novos talentos, fiz muitas tomadas de consciência e apaziguei-me com questões do passado que estavam enterradas há muitos anos… Está a doer imenso, mas estou a crescer na mesma medida.

Pelo caminho, e entre muitas outras coisas pessoais, também me senti em crise com algumas questões profissionais… pus em causa muitas coisas e dei-me conta de que preciso de novos rumos e de nossos objetivos e desafios …. Preciso de dar atenção a projetos que há anos andam a hibernar dentro de mim e para isso está a ser preciso redifinir todo um caminho. 

Apesar de ainda me encontrar em mudança, e nos próximos meses espero ter muitas novidades que te vou trazer a este espaço de partilha, tenho já coisas novas a acontecer e a nascer. Uma das mudanças mais imediatas foi a minha imagem profissional… Já não me identificava com o meu logótipo, nem com o meu site, nem com as cores que revelavam este meu mundo…
E sentei-me em frente ao computador, horas a fio, durante três dias seguidos, dias de escuro, de nervos, de muitas lágrimas, e entre recuos, dificuldades e sucessos, a lidar com perdas (pessoais, familiares e outras mais subtis), ao mesmo tempo permiti-me lidar com o poder de criar e de acreditar… E lá nasceu já o meu novo site (ainda em processo de melhoramento, mas já de pé) e a minha nova imagem.

Que te convido a ver >>>>>> www.claudiamachado.com

Espero que gostem e aguardo todos os feedback’s e dicas que serão sempre úteis e bem vindos 🙂

Tive a ajuda preciosa da minha amiga Carolina, irmã de Alma, cuidadora, amiga de muitas vidas e também minha parceira profissional, com quem também desenvolvi e lancei um novo projeto ao qual também te convido – Encontros Astrológicos

Mais coisas vão vir aí. Mais coisas estão a nascer…. mas ainda há muitas a morrer….

No meu site, para os mais atentos, poderás perceber que vários dos meus eventos habituais “desapareceram”. Sim é verdade, cancelei quase todos os meus workshops e trabalhos em grupo, pois preciso de um novo espaço para fazer nascer as novas sementes que plantei. Foi mesmo altura de abrir mão e de abdicar de algumas coisas…

Caso queiras estar presente no 1º workshop destes encontros astrológicos convido-te a visitar o link e a fazeres a tua inscrição. Valores especiais para inscrições até 15 de novembro!!!

Finalizando….

Lembra-te que tudo aquilo que morre é fertilizante para a nova vida. Por isso abraça essas mortes com aceitação e confiança, confia que a Vida está aqui para Ti e que não estás sozinh@ nesta jornada. 

Desejo-te umas boas revisões e reflexões, que este Mercúrio Retrógrado renove a tua mente e te ajude a ganhar maior clareza e discernimento sobre as zonas escuras e cinzentas em que possas estar mergulhad@,

Um abraço,

Em Amor,

Cláudia

Publicado por

A Busca pelo Sentido da Vida, é para mim, a força primordial que tem conduzido o Ser Humano no seu contínuo desenvolvimento, superação e transformação, rumo a esse Propósito Maior que conduz à Plenitude e a uma, cada vez maior, Consciência e Integração! A minha própria busca por esse Sentido da Vida teve início em meados do ano 2000, num primeiro contacto com diversos livros sobre psicologia, filosofia, espiritualidade e desenvolvimento pessoal, seguiu-se o interesse pela astrologia, meditação, reiki, práticas de yoga, entre outros. Ao longo dos últimos anos tenho aprofundado os meus estudos em diversas áreas terapêuticas complementares, tais como: psicologia, terapia transpessoal, astrologia, reiki, meditação, mindfulness, visualização criativa, constelações sistémicas, life coaching, método de Louise L. Hay, entre outras. O meu processo de cura e de profunda transformação, permiti-me, todos os dias, escutar o apelo da minha Alma, que também anseia acompanhar outros Seres nos seus próprios processos de contínua regeneração, cura, integração e transformação, ao encontro do Ser e da Consciência. Atualmente facilito consultas individuais de astrologia, de terapia transpessoal e de reequílibrio energético, promovo dinâmicas de grupos e formações, escrevo, estudo e partilho. Procuro a cada instante servir através da minha melhor versão, sendo fiel aos meus valores e princípios, sendo um Exemplo daquilo que para mim serviu... Procuro o Sentido a cada momento, procuro dar-me conta, a cada instante, da impermanência e beleza da Vida, Despertando para o Meu Coração, essa verdade interior que me traz luz e me indica o caminho a seguir, todos os dias. Sei, desde o profundo de mim e desde a inspiração das estrelas, que todos podemos Despertar para a Consciência, ela está à nossa espera todos os dias, em cada momento, aguardando o simples momento em que a reconhecemos e abraçamos!

One thought on “Mercúrio Retrógrado: Um Convite Para Abrandar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.