Eclipse Solar em Caranguejo – Uma Ponte para a Essência

Olá!

Espero que te encontres bem, ou a caminho disso! 🙂 

Que saudades tinha deste espaço de comunicação e partilha contigo. Estive 3 meses sem escrever… Há já algum tempo que não tinha uma pausa tão “longa” aqui no blogue…

Precisei parar, necessitei criar mais espaços vazios na minha vida, no meu dia-a-dia e em mim, necessitei largar a tecnologia mais tempo, precisei cultivar mais espaços de silêncio e de vazio… ter momentos sem nada, ter momentos de tudo, integrar, escutar, observar, refletir, estar em comunhão com a natureza, sentir, fluir, fluir, fluir…. é o que tenho andado a fazer, a Ser… navegando nas minhas águas e escutando-me… e foi tão essencial e importante para mim ter honrado o meu Sentir e minha Voz. Têm sido meses de uma beleza incrível, dançando com a vida de uma nova forma…

E que bom, hoje senti que era hora de regressar aqui, com uma nova energia e com novas intenções, e comecei por partilhar isto contigo, falando da minha “ausência”, partilhando as minhas necessidades… porque estamos precisamente neste tempo…

Tempo de….

Escutar as nossas necessidades.
Escutar as necessidades da Alma.
Escutar e atender ao que mais precisamos agora.
O que precisa a nossa parte mais pura, mais genuína, mais essencial?
A nossa Criança Divina.
A nossa Alma.
O nosso Eu Autêntico.
Não a nossa mente, mas sim a nossa Alma… o que necessita a tua?
O que mais precisas agora?
Como o podes atender e concretizar?
Que espaço te precisas dar?
Onde te precisas acolher?
O que precisar honrar em Ti?
Que parte vulnerável em ti precisa de espaço, de colo e de nutrição?
O que em Ti quer ter Voz?



LUA NOVA EM CARANGUEJO

Hoje, dia 02 de julho de 2019, pelas 20h16 (horário para Portugal), temos a Lua Nova no grau 10 de Caranguejo, esta, mais intensa e especial, por ser um Eclipse Solar Total.

Tal como já falei em outras ocasiões, as Luas Novas e Cheias com Eclipse têm mais impacto em nós, e nas nossas vidas individuais e coletivas, Geralmente, num espaço de um ano ocorrem entre 4 a 6 eclipses, sensivelmente. Os eclipses solares acontecem  em Luas Novas, quando a Lua oculta o Sol, e no caso de eclipse, quando este momento acontece mais perto do eixo nodal.

Os eixos nodais da lua, são pontos calculados pelas órbitas da Lua em relação à Terra, e da Terra em relação ao Sol, digamos, numa linguagem comum,  que os eclipses ocorrem quando há um maior alinhamento neste cruzamento/dança entre Sol-Lua-Terra. Quanto mais alinhado (totais), mais intenso e de maior magnitude é o eclipse.

A astrologia ajuda-nos a ter uma visão simbólica da vida, a linguagem astrológica passa por reconhecer a dança dos céus nas nossas próprias vidas e processos. 

As Luas Novas marcam o inicio do ciclo lunar, um ciclo que dura em média 28 a 29 dias. Por ser o inicio de um ciclo, é o momento certo para irmos ao encontro do nosso espaço interno, escutar a voz do nosso coração, honrar a nossa verdade e colocarmos as intenções mais elevadas, puras e autênticas que tenhamos para nós e para as nossas vidas. É tempo de escutar o que precisamos, o que queremos, para onde nos queremos direcionar, e honrar essas intenções, plantando-as, simbolicamente, no momento de Lua Nova.

Tenho escrito um artigo onde sugiro um Ritual de Intenções com a Lua Nova, que podes consultar para te ajudar nessa Cocriação com a vida.


ECLIPSE SOLAR – QUE TEMAS NOS TRAZ?

Os eclipses ocorrem nos mesmos eixos cerca de 18 a 24 meses. Essa temporada num mesmo eixo, representa os temas de vida que estamos a ser convidados a trabalhar, a limpar, a reestruturar, a curar, a integrar, a transformar, a fazer renascer, e onde podemos passar por processos de grande dor, perda, desnorte, sofrimento, precisamente para integrarmos mais Vida e mais Consciência, para nos podermos alinhar mais e mais com o nosso caminho e com a nossa verdade. São desafios que nos convidam a crescer, a aprender, e a evoluir na direção do Essencial.

A proposta é sempre (acredito eu) para o nosso Bem Maior, para o resgate da nossa melhor versão, para o encontro com a nossa verdadeira essência…. a forma como o vivemos depende sempre da consciência de cada um nós. Se queremos ver os desafios como problemas e fatalidades, ou se os queremos reconhecer como janelas de crescimento, pontes de integração, alavancas para o nosso crescimento, individual e coletivo.

Portanto, durante um certo período existem determinados temas e áreas de vida que estarão sob alta pressão, e que irão estar sujeitos a processos de morte e transformação, para que uma nova integração seja feita.

Este eclipse solar em caranguejo faz parte de uma série de eclipses a ocorrer no eixo de Caranguejo e Capricórnio. Tivemos o primeiro desta série em Julho de 2018 e teremos o último em Julho de 2020. Serão ao total 8 eclipses, a ocorrerem em 2 anos, 8 portais ao nosso dispor para a expansão da nossa consciência.

Em Luas de eclipse a energia é acelerada, tudo é mais intenso, coisas inesperadas tendem a acontecer, algo se eclipsa, algo pode ser catalisado, as circunstâncias associadas a eclipses são geralmente intensas, inesperadas e rápidas… Os eventos externos irão sempre refletir o nosso mundo interior e são uma excelente indicação para o lugar para onde devemos olhar, o que naquele momento nas nossas vidas está a precisar de uma transformação profunda.

Os eclipses potenciam diferentes coisas. Neste eixo de Caranguejo-Capricórnio, estamos a ser convocados a:

  • Reestruturar em profundidade as nossas vidas;
  • Deixar cair as estruturas às quais nos temos agarrado e que já não nos servem
  • Questionar os modelos onde nos temos tentado encaixar e que não servem mais o nosso caminho e nem refletem os nossos valores e crenças (modelos familiares, relacionais, profissionais, imagem social…)
  • Dar-mo-nos conta de que parte da nossa estrutura de vida pode não estar ao serviço da nossa Alma
  • Olhar para o papel de mãe e de pai internos, aprendendo a desenvolver em nós (e para nós) uma mãe e um pai mais bondosos e gentis
  • Cuidar de questões familiares, da nossa infância e do nosso passado
  • Temos a oportunidade de mergulhar mais profundamente em nós, indo ao encontro do mais essencial, puro e genuíno que nos habita
  • Contactar com o nosso lado mais sensível e vulnerável
  • Cuidar de temas emocionais e relacionais
  • Deixar cair modelos relacionais que nada têm a ver connosco
  • Reestruturar a forma como me relaciono comigo e com os outros
  • Encontrar um posicionamento mais autêntico e nutridor nos meus relacionamentos
  • Permitir que uma nova estrutura seja construída, por mim, uma estrutura que realmente sirva os meus mais elevados interesses, que sirva o plano da Vida para mim, que sirva a minha Alma, a minha verdade
  • Entre tantas outras coisas….

Em todo este processo é preciso largar, deixar ir, morrer, “perder”, sentir que algo nos foge, que o fosso se abre debaixo dos nossos pés… e mesmo nesses momentos mais duros, desenvolver a capacidade para acreditar, confiar, ter fé, sentir, saber que tudo isto está a conduzir-me ao melhor em mim, ao melhor da vida, para um lugar de maior transparência e plenitude.

Então, e tudo “isto” termina no fim destes 18 a 24 meses?

NÃO.

A vida é um fluxo constante de impermanência, a vida é cíclica,  a jornada da vida-morte-vida é eterna. Tudo sempre muda de forma e de estado. O que pode acontecer, é irmos caminhando cada vez mais seguros e despertos, mais conscientes e mais lúcidos quanto à impermanência. Sabendo que os desafios irão sempre existir, uns diferentes, outros iguais, uns mais duros, outros mais leves…

Daquilo que de mim/nós depende no que me/nos acontece, é mesmo o meu/nosso Poder da Escolha, mais ou menos consciente, tudo é uma Escolha! Escolher como quero viver cada momento… passo a passo, momento a momento.

Os temas agora são estes, logo logo serão outros. A grande questão é esta: 

QUAL É A TUA VERDADE, HOJE?
E COMO A PODES VIVER E EXPRESSAR CADA VEZ MAIS?
QUAL A VOZ DO TEU SER ESSENCIAL?


E neste processo não estamos sós, fazemos parte desta grande Teia da Vida, onde estamos todos ligados e conectados. Não somos ilhas isoladas, em todo o momento, mesmo quando estamos sozinhos, qualquer movimento nosso afeta o TODO. Então o nosso crescimento, a nossa compreensão, é também o crescimento da humanidade e deste coletivo onde vivemos. E é tão importante desenvolvermos esta consciência coletiva, e de que integrarmo-nos, honrarmo-nos, respeitarmo-nos, amarmo-nos, é o melhor que podemos oferecer a nós e ao mundo.


ECLIPSE SOLAR CONJUNTO AO NODO NORTE


Este eclipse tem uma outra particularidade, ele está a acontecer em caranguejo, onde está precisamente o Nodo Norte a passar (para quem não tem conhecimentos astrológicos pode pesquisar sobre os Nodos e irá encontrar imensa informação, se não for relevante para ti, podes ler na mesma, mesmo sem saber as especificidades técnicas da “coisa”!).

Eclipse Solar conjunto ao Nodo Norte é um impulso para a Nova Vida.

Resumidamente, o Nodo Norte, representa o caminho da evolução, o caminho menos percorrido, a nossa aspiração, o lugar para o qual a vida nos convida a ir, para onde é preciso largar a zona de conforto e deixar ir muito daquilo que nos é familiar, aparentemente seguro e confiável. O Nodo Norte é abraçar o desconhecido que nos leva na verdade a Nós. 

Atualmente, o Nodo Norte está em Caranguejo e o Nodo Sul está no signo oposto – Capricórnio. E por isso, no Nodo Sul, o passado, deixamos ir as estruturas, as formas, os modelos, aquilo que é rígido e que não flui, os bloqueios, as limitações… (Capricórnio), que nos impedem de viver um lado mais sensível, essencial, vulnerável, fluído, delicado, dedicado, emocional, nutridor, cuidador, puro, genuíno, transparente (Caranguejo).

É em Caranguejo que estão as fundações da nossa Alma, é em Caranguejo que a nossa Alma tem lugar e ganha Vida, é lá que encontramos a capacidade de cuidar e de nutrir dessa parte mais divina e essencial de nós. Por isso, Caranguejo representa a criança, o nascimento, as águas férteis, as raízes e a família – o Útero da Vida, da Grande Mãe.

É um convite a curarmos o nosso passado, a levar um olhar renovado e mais lúcido à nossa história, honrar os nossos antepassados, cuidar da família, cuidar de nós, cuidar do lar e daquilo e daqueles que nos são mais íntimos.

Esta Lua Nova com eclipse conjunta ao Nodo Norte, é um portal para acontecimentos que podem ser sim, súbditos, inesperados, até duros e difíceis (dependendo do nosso grau de resistência à mudança), mas que representarão essa proposta de atravessar caminho para uma nova vida, para um novo lugar, para um novo patamar de consciência e de compreensão do Todo, a oportunidade de nos aproximarmos da verdade mais intima que ressoa no nosso puro coração.

Temos uma oportunidade única de cuidar e de escutar essa voz, de escutar essa verdade, observando também aquilo que acontece em nosso redor, abrindo espaço ao fluxo da vida, sentindo e apurando o que a vida nos está a pedir. Acolhendo as perdas, as mortes, o inesperado, como um presente divino que nos vem ajudar a largar o que agora é preciso deixar ir, sentindo essa nova vida, mais verdadeira, que nasce desde essa vulnerabilidade de sermos o que realmente Somos – AMOR.

SUGESTÃO

Toma tempo para ti hoje ao final do dia ou amanhã de manhã, e reflete sobre estas e outras questões, dá-te conta do que se tem passado na tua vida nos últimos tempos, silencia, escuta, vai estar em contacto com a natureza…. Atenta e cuida de Ti, em tudo o que precisares, honra-te, permite-te, não te abandones, não te agridas mais…. Por estes dias, semanas, meses, algo se vai eclipsar das nossas vidas, algo vai embora para não mais voltar, algo vai embora para dar lugar ao novo…

Onde te leva isto tudo?
A que te convida?
O que necessita agora o teu Ser Essencial?
Que estruturas são essas onde vives, e que já não te alimentam nem te preenchem?
Qual o preço a pagar por te manteres no lugar daquilo que já não te serve?
Qual o preço a pagar se não seguires verdadeiramente os teus Sonhos?

UM DOS MEUS NASCIMENTOS…

E como Lua Nova é tempo de nascimentos, partilho contigo um bebé que nasceu, tão desejado e aguardado pelo momento certo, um novo projeto cheio de amor e de inspiração que estou a desenvolver com um amigo muito especial, um irmão de Alma.
Unimos as nossas visões e intenções e desenhamos O Caminho da Transformação, um fantástico retiro, em contacto com a natureza, para desenvolver esse espaço vazio, num caminho que te leva a TI.
Caso tenhas interesse, podes ver AQUI mais informações.

APRENDE A TRABALHAR COM OS CICLOS LUNARES

Tenho também uma formação onde abordamos este tema dos ciclos da lua!

Acredito que vivermos em sintonia com os vários ciclos, nos ajuda a alinhar com o nosso ritmo interno e com a nossa proposta de nascimento.

Após dois anos e meio a facilitar eventos mensais e regulares pela altura da Lua Nova e da Lua Cheia, decidi criar esta formação, onde iremos aprender a trabalhar com cada fase lunar e de que forma isso pode potenciar as nossas vidas.

Ir ao encontro da Lua para te ajudar a compreender melhor o ciclo lunar, e de que forma podes usar esta ferramenta para potenciar a tua vida, o teu dia a dia e os teus processos de cura, de crescimento e de transformação.

Em Julho vou levar esta formação a diversos locais:

• LISBOA – ACADEMIA YOGA BE ONE – 09, 16 e 23 de Julho (terças-feiras) das 19h30 às 22h30, e 27 de Julho (sábado) das 09h30 às 13h00 – 70 euros para inscrições até 03 de Julho

• ONLINE – 04, 11, 18 e 25 de Julho (quintas-feiras) das 19h30 às 22h00 – 70 euros para inscrições até 03 de Julho

• Serpa – Associação SER VIDA – 06 e 07 de Julho de 2019 | Sábado 10h00 às 19h00 e Domingo das 10h00 às 13h00 – 80 euros

 Torres Vedras – SerOptimal – 20 e 21 de Julho de 2019 | Sábado 10h00 às 19h00 e Domingo das 10h00 às 13h00 – 80 euros

Para mais informações e/ou inscrições em algum dos eventos, ou para marcação de consulta, contacta-me por email: claudiamachado@claudiamachado.com


E permite-te este espaço sagrado para TI.
Partilhando o que escrevi no meu último artigo em abril passado:

Formula as tuas intenções….

Faz por Ti,

Pelo Teu Sonho,

Pelo teu Propósito,

Pela tua Jornada,

Pela tua Verdade,

Pelo teu Self mais Autêntico,

Pelo teu Coração,

Honrando a Tua Alma,

Celebrando a Vida,

Contribuindo para um Mundo Melhor,

Que pode começar a cada dia,

Com a Coragem de cada um de Nós,

Em sermos cada vez mais verdadeiros

E autênticos.

Que tenhas a Coragem de Ser o Melhor Ti,

E de Manifestar o Teu Eu mais Autêntico.

Semeia a Vida dos teus Sonhos!

Acredita, Confia, Dá de Ti, Entrega, Flui.

Responsabiliza-te pela tua parte!

Que te Cumpras,

E que contribuas para isso, com o teu Coração.

O Mundo precisa de Ti e tu também precisas do Mundo!

Nasce, Faz acontecer…




Desejo mesmo mesmo, um Eclipse muito abençoado para todos nós, com lucidez, com cuidado, com gentileza e com o essencial.

Em Amor,

Cláudia




Convido-te a visitares:

>> O meu canal de YouTube, que podes subscrever: https://www.youtube.com/channel/UCOfA156NpTJwBJNPtB5fOfQ

>> Aqui encontras testemunhos sobre o meu trabalho: https://claudiamachado.com/testimonial/

>> A minha página no Facebook: https://www.facebook.com/claudiamachadoastrologia/

>> O Facebook “Desperta O Teu Yogui”: https://www.facebook.com/despertaoteuyogui/

>> E se gostas do meu trabalho, e me queres acompanhar mais de perto, podes pedir adesão ao meu grupo no Facebook “Desperta Para O Teu Coração”:https://www.facebook.com/groups/despertaparaoteucoracao/

Publicado por

A Busca pelo Sentido da Vida, é para mim, a força primordial que tem conduzido o Ser Humano no seu contínuo desenvolvimento, superação e transformação, rumo a esse Propósito Maior que conduz à Plenitude e a uma, cada vez maior, Consciência e Integração! A minha própria busca por esse Sentido da Vida teve início em meados do ano 2000, num primeiro contacto com diversos livros sobre psicologia, filosofia, espiritualidade e desenvolvimento pessoal, seguiu-se o interesse pela astrologia, meditação, reiki, práticas de yoga, entre outros. Ao longo dos últimos anos tenho aprofundado os meus estudos em diversas áreas terapêuticas complementares, tais como: psicologia, terapia transpessoal, astrologia, reiki, meditação, mindfulness, visualização criativa, constelações sistémicas, life coaching, método de Louise L. Hay, entre outras. O meu processo de cura e de profunda transformação, permiti-me, todos os dias, escutar o apelo da minha Alma, que também anseia acompanhar outros Seres nos seus próprios processos de contínua regeneração, cura, integração e transformação, ao encontro do Ser e da Consciência. Atualmente facilito consultas individuais de astrologia, de terapia transpessoal e de reequílibrio energético, promovo dinâmicas de grupos e formações, escrevo, estudo e partilho. Procuro a cada instante servir através da minha melhor versão, sendo fiel aos meus valores e princípios, sendo um Exemplo daquilo que para mim serviu... Procuro o Sentido a cada momento, procuro dar-me conta, a cada instante, da impermanência e beleza da Vida, Despertando para o Meu Coração, essa verdade interior que me traz luz e me indica o caminho a seguir, todos os dias. Sei, desde o profundo de mim e desde a inspiração das estrelas, que todos podemos Despertar para a Consciência, ela está à nossa espera todos os dias, em cada momento, aguardando o simples momento em que a reconhecemos e abraçamos!

2 thoughts on “Eclipse Solar em Caranguejo – Uma Ponte para a Essência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.